Há algum tempo venho pensando sobre a crise que se diz existir no nosso país. Ouvi frases do qual me fizeram questionar sobre a nossa visão sobre o mercado. Já me disseram que crises sempre existiram, mas se a crise sempre esteve por aí, porque estamos tão desesperados agora? Porque só agora estamos ouvindo falar de algo que sempre existiu? Estamos começando a ser influenciados por fatores negativos da imprensa? O que aconteceu esse ano para nos fazer sofrer tanto em frente a uma crise que pode sequer existir?

Entenda tudo isso como uma transformação. As coisas estão em constante evolução e para que alguns cresçam, infelizmente, outros precisam cair. Acredite em mim: grandes empresas não fecharam suas portas por causa de um ano ruim, elas fecharam porque tinham que fechar, ou seja, não estavam aptas para continuar no mercado. O que você precisa entender é que o comportamento humano está mudando rapidamente, o avanço da tecnologia nos fez querer mais das empresas e, casualmente, algumas não estavam preparadas para isso. Tudo desencadeou para essas mudanças: o preço de smartphones baixaram, trazendo a oportunidade de todos terem acesso à tecnologia. Isso aproximou o usuário da internet. As empresas que não entendem e não investem na internet, realmente vão ficar para trás. E é aqui que entra a oportunidade.

Os seus clientes estão quase que 24 horas por dia conectados a internet e é necessário que você, como empresa, comece a entender, falar e respirar internet. É preciso se preocupar com sites bem feitos, logotipos, experiência do usuário, SEO, anúncios, banners, cliques, rapidez e etc. Se essas palavras e expressões não são comuns pra você, saiba que você está um passo atrás dos seus concorrentes que já estão se preocupando com isso. São justamente esses concorrentes que vão tomar os seus clientes quando eles estiverem buscando seu produto ou serviço na internet. Pense nisso.

A internet é um novo mundo com oportunidades infinitas.Não existe nada no mundo digital que não possa ser criado. Se fizer do jeito certo, o resultado será simplesmente incrível. Talvez com tanta facilidade ao nosso redor, estamos perdendo a busca por inovação e o crescimento e acabamos presos em problemas que podem ser resolvidos com a criatividade. Se eu pudesse dizer algo para quem está com medo da crise, eu diria que o medo nos impossibilita de inovar e sem inovação não existe crescimento. Não pense como os outros, vá contra a maré!

Comentarios

Comentario(s)

Stéphani Souza

Stéphani faz parte do nosso grupo de marketing. Sempre em busca de novas dicas e assuntos sobre o Mercado Livre, Marketing e Ecommerce.