A Ecommet participou do Fórum E-commerce Brasil 2015, um evento essencial para quem quer estar por dentro do e-commerce. A internet e seu mercado foi o principal assunto e, pra quem não foi, vamos abordar alguns assuntos que foram citados e que achamos importante. O evento nos fez pensar no quanto o e-commerce está sendo a oportunidade do futuro. Quem se especializa, vende ou investe nessa área, não tem com o que se preocupar em meio a crise. A única preocupação é acompanhar tanta inovação. A internet e seus negócios estão amadurecendo e se reinventando a cada dia. É necessário que você esteja apto para não ficar ultrapassado.

O Mobile

O assunto mais citado foi sobre a transição entre computadores e dispositivos moveis. É cada vez mais comum o quadro em que compras online serão feitas pelo celular e, com isso, o número de usuário pelo desktop diminuirá. Cabe a sua empresa, independentemente do seu segmento, estar pronta para participar dessa mudança: sua loja virtual precisa funcionar muito bem no computador, celular e tablets. Na palestra sobre estratégia mobile, feita pela diretora de varejo do Google (Claudia Sciama), foi citado que por mais que a venda online não seja efetuada pelo celular, a pesquisa do produto começa por lá. Como seu site abre em um celular? Os preços e fotos de produtos estão ok? Pense nisso.

Os Marketplaces

Outro assunto citado foi o surgimento de marketplaces. Os marketplaces são conhecidos como shoppings online, e estão cada vez mais presentes na internet. Eles estão mostrando que vieram para ficar e estão crescendo cada vez mais. Alguns deles são: Mercado Livre, Cnova, Walmart e outros. Os marketplaces valem a pena para quem ainda não pode investir em sua própria loja e até mesmo para quem já possui uma e quer diversificar seus canais de venda. As integrações entre loja e marketplace estão crescendo e trazendo força para o e-commerce.

A Criatividade

Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que vem em nossa mente é automatização, máquinas e inovação. Por muitas vezes esquecemos do quanto as pessoas podem ser inovadoras. Os palestrantes Washington Olivetto (Publicitário renomado) e Caito Maia (Criador da Chilli Beans) nos mostraram como a criatividade nos negócios podem alavancar suas vendas. Precisamos estar aptos para coisas novas: novos anúncios, novas estratégias e novas possibilidades. A sua mente precisa seguir a rotina da inovação criativa. Lembre-se que a capacidade da mente humana é infinita.

 

Comentarios

Comentario(s)

Stéphani Souza

Stéphani faz parte do nosso grupo de marketing. Sempre em busca de novas dicas e assuntos sobre o Mercado Livre, Marketing e Ecommerce.