Você era do tipo de vendedor que possuía várias réplicas em seus anúncios? Acreditava que quanto mais anúncios você tinha, maior era a sua chance de venda? Bom, como você já deve saber o MercadoLivre mudou atualmente as regras de réplicas e se você fazia as atividades citadas anteriormente, sinto muito, mas as coisas mudaram.

Agora você não poderá mais replicar seus anúncios dentro do MercadoLivre. Enfim, quais são os objetivos dessa alteração? O que muda pra você? Como você pode sair por cima dessa situação?

Sabemos que os vendedores criaram o costume de replicar seus anúncios com o intuito de vender mais, mas isso acabou trazendo uma experiência negativa de navegação para o comprador. Imagine só, você buscar uma capa de celular e os 13 primeiros anúncios são do mesmo vendedor. Além de ser injusto com os outros vendedores, essa prática se tornou ruim para os cliente. Precisamos entender que o MercadoLivre sempre priorizará a experiência do cliente/comprador e só depois nas condições dos vendedores. Então coloque isso na cabeça: ‘O cliente sempre vem primeiro’. Por isso, o MercadoLivre estabeleceu certas regras para os anúncios:  você poderá colocar um anúncio do mesmo produto no Premium, um no Clássico e as variações de frete grátis e frete pago, ou seja, você poderá ter 4 anúncios no máximo do mesmo produto. Ultrapassando esse número o MercadoLivre irá retirar os anúncios que estão com o mesmo título e que possui a mesma condição comercial.

E agora? Como ser mais visto? Como ser um destaque? Em primeiro lugar, ficar reclamando sobre essa alteração não te trará resultado, então, já que te deram o limão, faça a limonada. Essa é a sua chance de qualificar melhor os seus anúncios, criar uma reputação mais forte e assim ter mais relevância focando esforços em poucos anúncios. Outra forma que você tem é a de anunciar seus produtos no Google Shopping, com isso buscando atingir clientes que vem pelo Google diretamente para o seu anúncio.

Outra estratégia que ajuda bastante é a utilização de palavras-chaves dentro de seus anúncios. O MercadoLivre possui um site que mostra as palavras-chaves mais procuradas de cada categoria, você pode utilizar essas palavras em seus anúncios e otimizar seus resultados dentro do site.

E por último, uma outra forma de conquistar mais visualizações em seus anúncios é com a utilização de E-mail Marketing, além de mostrar seus produtos você consegue fidelidade com os seus clientes.

Nós conhecemos algumas ferramentas que te ajudam com a sua colocação no Google Shopping, no cadastro automático de palavras-chave e no envio de e-mail marketing com um custo baixo. Quer entender como eles funcionam?

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Stéphani Souza

Stéphani faz parte do nosso grupo de marketing. Sempre em busca de novas dicas e assuntos sobre o Mercado Livre, Marketing e Ecommerce.