Uma História que Mudou o Ecommerce no Brasil

Nascemos do sonho de transformar a vida de empreendedores online e elevar ao máximo a eficiência do ecommerce na América Latina

Nosso Sonho e Missão

Criada em 2011 por dois empresários que iniciaram a carreira como vendedores no MercadoLivre, a Becommerce é uma das maiores plataformas de gestão de vendas para marketplaces e ecommerce do Brasil. Até dezembro de 2017, mais de 3.000 clientes utilizavam o sistema.

A Becommerce tem o objetivo de transformar a vida de empreendedores online e se tornar a principal ferramenta de tecnologia para marketplaces da América Latina, oferecendo soluções de gestão inteligentes e acessíveis para pequenas e médias empresas do Brasil.

Com a Becommerce, é possível centralizar e automatizar todas as etapas do processo de venda na plataforma, promovendo economia de tempo, aumento da eficiência e, consequentemente, da lucratividade da operação.

A plataforma possui nove módulos, entre eles a automação de respostas, anúncio de produtos em diversos canais de vendas (marketplaces e site próprio) possibilitando a gestão integrada do estoque um único sistema, inteligência de monitoramento do desempenho e do preço da concorrência nos marketplaces; além de relatórios detalhados de performance e lucratividade.

O Começo da História

Fernando Montera Filho, nascido em 1985, cursava Engenharia Naval na POLI-USP no ano de 2003 e era fã de jogos eletrônicos, bem posicionado nos rankings internacionais da categoria. Na universidade, decidiu parar de jogar e vender seus usuários pontuados, através do Ebay.

Porém, o valor das vendas ficaram retidos no PayPal, e para fazer o capital girar, Fernando decidiu comprar em uma loja online nos Estados Unidos o console Nintendo Wii, que havia acabado de ser lançado. Ao notar que mesmo após a tributação era possível ofertar o console da Nintendo com um preço mais competitivo do que a concorrência, Fernando decidiu empreender e começou a vender eletrônicos online.

Ele anunciava os produtos no MercadoLivre e após receber um pedido de compra dos eletrônicos, utilizava a técnica de logística dropshipping, comprando os produtos no marketplace Ebay, nos Estados Unidos, e despachava os itens para o seu consumidor final.

Frederico Flores, nascido em 1987, iniciava o curso de Direito na UFSM em 2005. Começou a vender coisas usadas na internet em 2001, então com 14 anos de idade. Em 2004, ao pesquisar sobre cursos de DJ online, identificou oportunidade para criar e desenvolver o seu próprio curso e modelo de negócios na internet. A falta de opções, assim como a inexistência de tradução para o português para essa categoria, afastava os compradores. Foi então que Frederico decidiu traduzir os cursos mais populares e iniciou a operação, anunciando-os no MercadoLivre.

Em novembro de 2007, numa conversa de bar em Porto Alegre através de amigos em comum, Fernando e Frederico se conheceram e acabaram virando amigos. Após semanas de conversas sobre estratégias de vendas, tomaram a decisão de se unir e utilizar a estratégia de logística dropshipping para anunciar um grande portfólio de produtos internacionais com alta demanda nacional.

O Nascimento da Ecommet

Por três anos, eles foram vendedores no MercadoLivre, criando reputação em cima das vendas feitas, dos anúncios criados e do relacionamento com os clientes. Como diferencial, vendiam produtos inéditos no Brasil até o momento. Nesse período, atingiram a posição de TOP10 vendedores do MercadoLivre Brasil, fazendo mais de 200 vendas por dia e atingindo status de MercadoLíder Platinum.

Atuaram como painelistas nas primeiras UniversidadesML e workshops que eram realizados pelo MercadoLivre em 2008-2009 em virtude do sucesso das vendas e do cadastro que comandavam. Nos anos de 2008-2011, o ecommerce no Brasil apresentava taxas de crescimento exponenciais, impulsionado sobretudo pela popularização da importação de produtos de países como a China e Estados Unidos. A alta oferta de produtos internacionais que antes eram comercializados praticamente de forma exclusiva pelos dois empreendedores criou uma guerra de preços e consequentemente a canibalização do mercado.

Frederico e Fernando, que acumulavam juntos, mais de 15 anos de experiência e conhecimentos em estratégias de vendas online, então decidiram mudar o modelo de negócios e sair do ramo de vendas para entrar no segmento de consultoria para vendedores do MercadoLivre, dando início a Ecommet.

O primeiro cliente de Fernando e Frederico – FERRARI ELETRÔNICOS – faturava menos 30 mil reais por mês à época e passou a faturar 600 mil reais no sexto mês com a consultoria. O crescimento da carteira de clientes foi algo que aconteceu naturalmente após isso. Frederico e Fernando notaram que o crescimento do ecommerce havia tornado a concorrência entre vendedores extremamente acirrada e que para os vendedores manterem o nível de competitividade era fundamental automatizar os processos e aumentar a eficiência da operação para reduzir os custos, preservar as margens e conseguir disputar a preferência dos consumidores oferecendo os melhores preços.

A consultoria, que consistia em absorver parte da operação dos clientes, precisava de tecnologia para se manter escalável e lucrativa. Foi então que, em dezembro de 2012 os empresários decidiram criar uma ferramenta que os auxiliasse nas atividades rotineiras da atividade que os vendedores terceirizavam com a Ecommet. Inicialmente chamada de Melitools, o sistema era uma plataforma de gestão de vendas para os vendedores do MercadoLivre e que automatizava partes da operação. Com o seu sucesso, a mudança do modelo de negócios de consultoria para SaaS se tornou inevitável e, em janeiro de 2013, o Melitools passou a ser vendido em formato de sistema com cobrança de mensalidades. Em 2015, o sistema muda de nome, passa a integrar com outros marketplaces e o nome muda para Becommerce.

Resultados Conquistados

Reais Vendidos por Minuto

Clientes

Produtos Vendidos por Mês

Crescimento e Expansão

A ideia surgiu apenas para ser uma consultoria para os ex-concorrentes, mas com o tempo a empresa foi crescendo, juntamente com o ecommerce no Brasil que, comparado com 2008, cresceu cerca de 30% em 2009. Hoje oferece diversas ferramentas para gestão e automação de vendas em marketplaces. Justamente por conhecerem as dificuldades diárias dos lojistas, eles aplicaram a experiência que possuíam para criar e desenvolver a ferramenta.

Em seu primeiro ano, o modelo de negócios de consultoria ainda era predominante e com uma base de 12 clientes fixos, a empresa faturou R$ 2 milhões. De 2013 em diante, a empresa quase dobrava de tamanho a cada ano. Em 2016, a Ecommet teve um aumento de faturamento em 70%, comparado com 2015.

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